Cornucópia visual mexicana: as fotografias do livro México seus recursos naturais, sua situação atual, 1922

Carlos Alberto Sampaio Barbosa

Resumo


O objetivo desse artigo é perceber como o México fez uso de um discurso visual, mais precisamente fotográfico, como estratégia de propaganda diplomática, cultural e política no Brasil. Para tanto utilizarei como fonte e objeto o livro “México sus recursos naturales, susituación actual: homenaje al Brasil en ocasión del primero centenario de su independencia 1822-1922”. Essa obra, editada pela Secretaria de Indústria Comércio e Trabalho, possui 320 páginas. A construção de sua narrativa é amplamente ancorada em fotografias, o que demonstra a importância que a imagem possuía para as autoridades mexicanas. Essa publicação faz parte da participação mexicana na exposição comemorativa do Centenário da Independência do Brasil, realizada no Rio de Janeiro em 1922. O livro se insere numa ampla participação mexicana nessa exposição que contava com um pavilhão, murais, películas e outros dispositivos visuais.


Palavras-chave


México revolucionário; fotografia; Centenário da Independência.

Texto completo:

PDF

Referências


AZUELA DE LA CUEVA, Alicia. Arte y Poder: renacimiento artístico y revolución social, México, 1910-1945. Zamora/México: El Colegio de Michoacán/FCE, 2005.

BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. Dois fotógrafos alemães em terras americanas: Hugo Brehme e Theodor Presing. In: GAWRYSZEWSKI, Alberto (Org.). Olhares sobre narrativas visuais. Niterói: Editora da UFF, 2012. p. 107-122.

CRESPO, Regina. Entusiasmo, temores, indiferença: o México na correspondência diplomática brasileira (1919-1959). In: Revista Eletrônica da ANPHLAC, São Paulo, n. 14, p. 43-61, jan.-jun. 2013.

DIAS, Natally Vieira. A Revolução Mexicana nos debates políticointelectuais brasileiros: projeções, leituras e apropriações (1910-

. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2015.

FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac&Naify, 2011.

GONZÁLEZ FLORES, Laura. La modernidad imaginada/imaginaria de la fotografia en México y Brasil. In: COSTA, Helouise; FABRIS, Marcos (Orgs.). Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, 2015. p. 84-98.

HALE, Charles A. Emilio Rabasa y la supervivencia del liberalismo porfiriano. El hombre, sucarrera y sus ideas 1856-1930. México: FCE, 2012.

HARDMAN, Francisco F. Exposições universais: breve itinerário do exibicionismo burguês. In: Trem fantasma – a modernidade na selva. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

HART, John Mason. El México revolucionário: gestación y processo de la Revolución Mexicana. México: Alizanza Editorial Mexicana, 1990.

KNIGHT, Alan. La Revolución Mexicana: del profiriato al nuevo régimen constitucional. México: Fondo de Cultura Económica, 2010.

LÓPEZ AUSTIN, Alfredo. El águila y la serpiente. In: FLORESCANO, Enrique (Coord.). Mitos mexicanos. México: Aguilar, 1995. p. 15-20.

LOPEZ LUNA, Gerardo. Voceros del Pasado. In: El presente pasado 2.0. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2016.

MAJLUF, Natalia. Rastros de um paisaje ausente: fotografía y cultura visual em el área andina. In: Caiana – Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA), n. 3, 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2017.

MÉXICO. Secretaria de Industria Comércio y Trabajo. MÉXICO sus recursos naturales, susituación actual: homenaje al Brasil em ocasión del primero centenario de su independencia 1822-1922. México, 1922.

MOTTA, Marly Silva da. A nação faz cem anos: a questão nacional no centenário da independência. Rio de Janeiro: Editora FGV/ CPDOC, 1992.

PALACIOS, Guillermo. Intimidades, conflitos e reconciliações: México e Brasil 1822-1993. São Paulo/México: Edusp/SRE, 2008.

PARR, Martin; BADGER, Gerry. Photobook: a history. Nova York: Phaidon, 2010.

PESAVENTO, Sandra J. Exposições Universais – espetáculos da modernidade do século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997. TENORIO-TRILLO, M. Artilugio de la nación moderna. México: Fondo de Cultura Económica, 1998.

TURAZZI, Maria I. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889). Rio de Janeiro: Rocco/Funarte, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.27695

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

e-ISSN: 1980-864X | ISSN-L: 0101-4064

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios - www.publicationethics.org



AVALIAÇÃO QUALIS CAPES - 2016 
ÁREA CAPES - História
CLASSIFICAÇÃO - A2

INDEXADORES E PORTAIS

  • Web of Science - Master Journals List (Clarivate Analytics)
  • SSCI - Social Sciences Citation Index (Clarivate Analytics)
  • AHCI - Arts and Humanities Citation Index (Clarivate Analytics)
  • Scopus (Elsevier)
  • SJR - ScIMAGO Journal & Country Rank (Elsevier)
  • Historical Abstracts with Full Text (EBSCO)
  • Academic Search Premier (EBSCO)
  • Fonte Acadêmica (EBSCO)
  • Fuente Academica (EBSCO)
  • CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
  • Portal CAPES

FATOR DE IMPACTO NO SJR (SCImago Journal & Country Rank)

SCImago Journal & Country Rank

Licença Creative Commons OriginalityCheck®
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. 
TurnITin
Todos os artigos são submetidos ao software Turnitin, antes de iniciar qualquer tipo de avaliação.
Diadorim  Open Access 
Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul. 
 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS