Uma análise de interpretação de textos verbais e não verbais em material didático

Autores

  • Kellen Fabiane Chaves Ferreira

Palavras-chave:

Compreensão textual. Livros didáticos. Código lingüístico. Inferências.

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre as atividades de compreensão leitora de textos com linguagem verbal e não-verbal que constam em livros didáticos de língua portuguesa utilizados no ensino médio. Com base na Teoria da Relevância (Sperber e Wilson, 1995), analisamos alguns exercícios propostos por esses manuais a fim de verificar sua importância na formação de um leitor proficiente, focalizando os processos inferenciais que atuam na interpretação textual. Mostramos as falhas verificadas nas atividades de caráter interpretativo que estão centradas, em sua maioria, na mera decodificação do texto ou na simples reprodução das palavras do autor, sem estimular os mecanismos inferenciais de raciocínio necessários para conseguir uma compreensão adequada. Conclui-se que a Teoria da Relevância pode ajudar na elaboração das questões interpretativas, ao favorecer a construção de inferências na mente do leitor, a fim de que o processo de leitura resulte eficaz.

Biografia do Autor

Kellen Fabiane Chaves Ferreira

Gilbertto Keller

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Como Citar

Ferreira, K. F. C. (2010). Uma análise de interpretação de textos verbais e não verbais em material didático. Revista Da Graduação, 3(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/7894

Edição

Seção

Faculdade de Letras