Animação interativa: um material potencialmente significativo para aprendizagem de conceitos em física

Autores

  • Anelise Fernandes Borcelli

Resumo

Neste trabalho propõe-se uma metodologia para implementar o uso do objeto de aprendizagem, denominado Um Banho de Efeito Joule, com foco na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Ao mesmo tempo, pretende-se investigar a eficácia de uso deste recurso pedagógico para introduzir conceitos de eletricidade e calorimetria a duas turmas de oitava série do Ensino Fundamental de uma Escola particular de Porto Alegre, para oportunizar uma aprendizagem de conceitos físicos relacionados com a realidade cotidiana deles. O método desenvolvido envolveu três encontros, com cada turma, nos quais utilizou-se instrumentos para analisar o processo de aprendizagem. No primeiro encontro, os alunos responderam um instrumento de sondagem, no qual foram identificados os interesses dos alunos, suas concepções sobre a Física, e os seus conhecimentos prévios sobre o funcionamento do chuveiro elétrico. No segundo encontro, a metodologia com a aplicação do objeto de aprendizagem foi desenvolvida e coletados dados sobre a interação dos alunos com esse objeto. No terceiro encontro, os alunos responderam um instrumento de avaliação elaborado com a finalidade de identificar como os conceitos teriam sido aprendidos e a opinião deles sobre o recurso pedagógico utilizado. Os resultados obtidos sugerem que o uso de computadores como um recurso auxiliar no ensino de Física é uma alternativa válida que aproxima a Escola da realidade social e cultural do aluno, facilitando a aprendizagem de conceitos em Física. Palavras-chave: Objeto de Aprendizagem. Animação Interativa. Aprendizagem Significativa. Chuveiro Elétrico. Efeito Joule.

Downloads

Como Citar

Borcelli, A. F. (2008). Animação interativa: um material potencialmente significativo para aprendizagem de conceitos em física. Revista Da Graduação, 1(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/2843

Edição

Seção

Ciências Exatas