Serviço Social na Saúde: os desafios para a garantia do acesso aos direitos sociais dos usuários

Carmen Lucia Nunes da Cunha

Resumo


Este trabalho deu visibilidade à importância do profissional Assistente Social que atua na área da Saúde e os desafios diários para a garantia do acesso aos direitos sociais dos usuários de seus serviços. Refletimos sobre o trabalho interdisciplinar no campo da Saúde que através da articulação entre diferentes saberes na prática cotidiana dos profissionais pode contribuir para um melhor entendimento do processo saúde e adoecimento. Destacamos a importância da documentação no cotidiano do trabalho do Assistente Social como possibilidade de sistematização de informações que permitirão a avaliação das ações desenvolvidas e conseqüente melhora nos serviços prestados a população. Procuramos discutir a política de saúde e os direitos dos usuários do SUS, mais especificamente a Política Nacional de Atenção Oncológica, uma resposta do Estado a uma crescente demanda coletiva da população. Tecemos algumas considerações a respeito da criação de políticas focalizadas como estratégia de enfrentamento a desigualdade social, medida paliativa que não altera a estrutura social, mas procura garantir aqueles que mais necessitam acesso aos serviços de saúde.

Palavras-chave


Serviço Social. Saúde. Políticas Sociais. Interdisciplinaridade.

Texto completo:

MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2018 EDIPUCRS