O uso do fórum na EAD: contribuições pedagógicas

Autores

  • Sarah Karine da Silva Duarte

Palavras-chave:

Educação a Distância. Fórum. Mediação Pedagógica. Interatividade.

Resumo

O propósito desta pesquisa é compreender como a ferramenta fórum pode contribuir no processo de ensino e de aprendizagem em cursos na modalidade a distância. Buscou-se analisar os papéis do professor, enquanto mediador pedagógico, e do aluno, sujeito da sua própria aprendizagem, neste espaço de interação que o fórum propicia. Além disso, procurou-se identificar as características e possibilidades desta ferramenta, sugerindo-se alternativas relevantes de utilização do fórum na Educação a Distância (EAD). O percurso metodológico adotado, de caráter qualitativo e exploratório, desenvolveu-se através de uma pesquisa de campo junto a alunos e professores que fizeram uso do fórum em cursos na modalidade a distância de uma mesma instituição de ensino superior que atua em EAD. O levantamento de dados se deu através de questionários semi-estruturados, cuja análise e interpretação foram realizadas com base na Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2007). Nas condições em que a EAD se desenvolve, a interatividade, possibilitada pelas ferramentas de comunicação, adquire fundamental relevância para a transformação das práticas educacionais. Nesse sentido, a análise dos dados mostra que o fórum pode representar na virtualidade a sala de aula presencial à medida que oportuniza a relação pedagógica entre os participantes do curso on-line. Ao interagir no fórum com o objetivo de construir o conhecimento, ou mesmo uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, é necessário que aluno e professor assumam novos papéis no processo de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Sarah Karine da Silva Duarte

Gilbertto Keller

Downloads

Como Citar

Duarte, S. K. da S. (2010). O uso do fórum na EAD: contribuições pedagógicas. Revista Da Graduação, 3(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/7885

Edição

Seção

Faculdade de Educação