Computação gráfica e computação móvel como ferramentas de apoio a deficientes visuais

Autores

  • Luiz Gustavo Gesswein Cruz

Palavras-chave:

Deficientes visuais. PDA. Computação móvel. Computação gráfica. Computação ubíqua. ARToolKit. GPS. Windows Mobile. Google Android. Java.

Resumo

Muitas pessoas apresentam problemas de visão. Tais problemas podem ser de origem biológica ou em decorrência de algum problema físico causado por fatores externos. Em conseqüência dessas condições, a pessoa se torna, muitas vezes, limitada para interagir com o ambiente, pois sua visão foi diminuída parcialmente ou por completo. Com o avanço da tecnologia e miniaturização de componentes eletrônicos, é possível encontrar verdadeiros computadores que cabem na palma da mão e que, por suas características de mobilidade podem ser usados como guias para as pessoas que enfrentam dificuldades na visão. Este trabalho tem como objetivo explorar recursos da computação móvel e computação gráfica para produzir um guia digital para essas pessoas, aumentando sua autonomia em relação ao ambiente em que está inserido. O trabalho aborda a identificação de ambientes internos e a identificação de objetos para aumentar a qualidade de vida dessas pessoas.

Como Citar

Cruz, L. G. G. (2010). Computação gráfica e computação móvel como ferramentas de apoio a deficientes visuais. Revista Da Graduação, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6760

Edição

Seção

Faculdade de Informática