Análise das relações interpessoais na aula de educação física escolar

Autores

  • Júnior Inácio da Silva

Palavras-chave:

Educação Física, Relações Interpessoais, Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Este trabalho surgiu da necessidade de esclarecer e discutir alguns pontos relacionados à educação física e as relações interpessoais construídas entre os alunos ao longo da prática. Teve como objetivo analisar essas relações dentro das aulas e a partir de um contexto de desenvolvimento infantil mostrar características importantes de cada realidade. Foram analisadas duas turmas de 4ª série de uma escola pública, em uma faixa de baixa renda, onde foram aplicados questionários sociométricos, através de escolhas entre os alunos e também uma entrevista com a professora de Educação Física. Como resultado foi verificada uma grande variedade na forma das relações interpessoais entre as crianças, questões relacionadas a gênero, indisciplina, alguns líderes e pessoas populares na turma, diferentes níveis de aptidão motora e afetiva, mostrando a importância que as mesmas possuem dentro do contexto escolar, já que se apresentam fatores pontuais na forma como os alunos vão se desenvolver integralmente.

Downloads

Como Citar

Silva, J. I. da. (2010). Análise das relações interpessoais na aula de educação física escolar. Revista Da Graduação, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6748

Edição

Seção

Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto