<i>Advocacy journalism</i>: uma análise de <u>Le Monde diplomatique Brasil</u>

Autores

  • João Felipe Trevisan Brum

Palavras-chave:

advocacy journalism. história do jornalismo. teoria do jornalismo. engajamento. Le Monde diplomatique Brasil.

Resumo

Em diversos momentos da História, o advocacy journalism se manifestou nas páginas de jornais e revistas. É a concepção de um jornalista trabalhando como um advogado, disposto a defender os interesses de um grupo desprivilegiado, que não tem espaço na mídia tradicional. O estilo teve nomenclaturas e características diferentes em cada local e período, mas manteve sua essência: o engajamento. Para entender o desenvolvimento do modelo de advocacy, foi necessário buscar as raízes do jornalismo moderno, no século XVII, quando a imprensa adquiriu peridiocidade e, por consequência, relevância na sociedade. Na época, a prática já dominava as páginas dos jornais da Europa, cuja atenção era totalmente voltada aos fatos políticos. No Brasil, os folhetos incendiários conhecidos como pasquins ganharam as ruas durante o período da Regência. Nos Estados Unidos do século XX, destacou-se o jornalismo calcado no aspecto investigativo, produzido pelos chamados muckrakers. Atualmente, Le Monde diplomatique é considerado um dos seguidores do modelo. Desde 2007, o jornal francês tem uma edição brasileira – Le Monde diplomatique Brasil. O presente estudo se propõe a analisar essa publicação à luz das características do advocacy journalism, com o objetivo de verificar se a versão nacional também segue o estilo engajado, defensor de uma ou mais causas.

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Como Citar

Brum, J. F. T. (2010). <i>Advocacy journalism</i>: uma análise de <u>Le Monde diplomatique Brasil</u>. Revista Da Graduação, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6733

Edição

Seção

Faculdade de Comunicação Social