A relevância do trabalho do professor na formação da autoestima da criança na sala de aula

Autores

  • Ana Paula Marques Suterio

Palavras-chave:

Autoestima. Aprendizagem.

Resumo

O presente estudo consiste numa pesquisa sobre a importância do trabalho do professor na formação da autoestima da criança na sala de aula, e tem como objetivo entender como o professor trabalha a autoestima de seus alunos e, se trabalha, como o faz. Para a realização desta pesquisa qualitativa etnográfica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observações diretas, agendadas com cinco participantes escolhidas intencionalmente, sendo todas da rede municipal de ensino, na localização da periferia de Uruguaiana. As informações coletadas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo proposto por BARDIN (1977), resultando três categorias emergentes, sendo elas: Empatia e reflexão sobre a ação: vivenciando valores e atitudes; Valorização, respeito e segurança: a família e a escola na construção da autoestima do aluno e Prática docente: como o professor trabalha em sala de aula a autoestima. Em síntese, a pesquisa reafirma que autoestima é essencial na vida do ser humano como alicerce na construção da personalidade de todo indivíduo e que o trabalho do professor tem grande relevância na formação da autoestima da criança, sendo que esta é influenciável na aprendizagem tanto de forma negativa como positiva.

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Como Citar

Suterio, A. P. M. (2010). A relevância do trabalho do professor na formação da autoestima da criança na sala de aula. Revista Da Graduação, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6732

Edição

Seção

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Campus Uruguaiana