Comparação entre métodos de avaliação do estado nutricional em idosos hospitalizados

Autores

  • Ana Carolina Dedavid Ferreira
  • Greice de Brito Barichello
  • Vanuska Lima da Silva
  • Raquel Milani El-Kik

Palavras-chave:

Idoso. Avaliação Nutricional. Índice de Massa Corporal (IMC). Mini Avaliação Nutricional (MAN). Avaliação Subjetiva Global (ASG).

Resumo

Objetivo: Comparar a utilização de diferentes métodos de avaliação do estado nutricional em idosos hospitalizados e verificar qual o melhor método para avaliar o estado nutricional dos participantes, comparando os métodos de Índice de Massa Corporal (IMC), Mini Avaliação Nutricional (MAN), Avaliação Subjetiva Global (ASG) e sua relação com a desnutrição protéico-calórica. Materiais e métodos: É um estudo prospectivo, descritivo, analítico, do tipo transversal; realizado através da aplicação de IMC, ASG e MAN em 24 idosos internados no Instituto de Geriatria e Gerontologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Resultados: As análises feitas entre MAN e ASG, e IMC e MAN não apresentaram relação entre si, (p>0,05). Já entre IMC e ASG há relação (p<0,05): à medida que aumenta a categoria do IMC, diminui a probabilidade de o indivíduo ser classificado como C e aumenta a probabilidade de ser classificado como B. Conclusão: A ASG e a MAN representam um bom indicador para identificar risco de desenvolvimento de complicações atribuídas à desnutrição para a população idosa.

Downloads

Como Citar

Ferreira, A. C. D., Barichello, G. de B., Silva, V. L. da, & El-Kik, R. M. (2010). Comparação entre métodos de avaliação do estado nutricional em idosos hospitalizados. Revista Da Graduação, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6726

Edição

Seção

Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia