FOQA - Flight Operational Quality Assurance

Felipe Voges de Abreu

Resumo


FOQA é uma sigla na língua inglesa para Flight Operational Quality Assurance. Significa “garantia de qualidade operacional de voo”. Também pode ser chamado de Flight Data Monitoring (FDM) ou Flight Data Analysis (FDA). O FOQA, em suma, consiste em recolher dados fornecidos por vários sensores e sistemas de uma aeronave, gravá-los em um formato digital, recolher as informações, e conduzir uma análise posterior para executar ajustes necessários às operações diárias. Recolher e analisar dados gerados por uma frota de aeronaves é de extrema valia, quando executado rotineiramente e combinado com outras ferramentas de segurança como relatórios de perigo. Ele possibilita entender de maneira mais completa as operações de voo, rastreando tendências e investigando as circunstâncias relacionadas a pequenos incidentes. Isso permite a identificação de pequenos problemas antes que eles se tornem incidentes graves e o desenvolvimento de ações coletivas, tais como treinamento direcionado ou mudança nos procedimentos de voo. A aplicação das informações recebidas dessa análise ajuda a encontrar novas maneiras de aperfeiçoar não só a segurança de voo, mas a segurança da organização como um todo, reduzindo os custos e aumentando a eficiência de operação e manutenção, num mercado altamente competitivo. Várias empresas aéreas já iniciaram o programa para coletar, armazenar, e analisar os dados de voo gravados.
Este trabalho tem como objetivo explicar de maneira clara a evolução, a implantação, o funcionamento, os custos, os benefícios, e especular sobre o futuro do programa.
Com essa visão dos níveis mais altos de gerenciamento, a aceitação, contribuição e participação de todos no processo, é possível aprender a desempenhar uma operação de linha aérea mais segura. Com os avanços tecnológicos em dispositivos para a análise de dados, o potencial para obtenção e análise de informações das características de voo de uma aeronave durante sua operação tem aumentado de maneira impressionante.

Palavras-chave


Segurança de voo. Segurança Proativa. Análise de dados de voo. FOQA.

Texto completo:

MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS