Revista da Graduação, Vol. 2, No 1 (2009)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A propaganda mudou: como os novos modelos de agência procuram enfrentar os atuais desafios do mercado

Maurício Bastos Turquenitch

Resumo


A presente monografia desmembra a estrutura de uma agência tradicional de propaganda e avalia as principais mudanças mercadológicas que estão ocorrendo no cenário mundial: transformação no perfil dos consumidores, advento de novas tecnologias e transição de verbas dentro das agências de propaganda. Nesse sentido, realizamos uma reflexão a respeitos das gerações X e Y e da Internet como principal pivô no processo de transformação da sociedade e dos consumidores.
As implicações dessas mudanças acabaram por criar um cenário propício para o surgimento de novos modelos de agência, visto que os modelos tradicionais passaram a ter dificuldades de prosperar no novo mercado. Nosso estudo toma por base os modelos de negócio da agência inglesa St. Luke´s e do grupo brasileiro Box 1824 para caracterizar, de forma geral, o que é um novo modelo de agência.
Por fim, são traçados comparativos entre os dois modelos, de forma a avaliar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades de cada um deles e pincelar as prováveis tendências para o mercado de comunicação brasileiro e mundial.

Texto Completo: MONOGRAFIA



Licença Creative Commons
Os conteúdos deste periódico de acesso aberto estão licenciados sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 unported

Editora Universitária da PUCRS - EDIPUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 33
90619-900 - Porto Alegre - RS - Brasil
Fone/Fax: (51) 3320.3711