Pentaminós, uma experiência enriquecedora

Autores

  • Ariane Cereça Görgen
  • Enedina Brodt Silva
  • Monica Bertoni dos Santos
  • Ruth Portanova

Palavras-chave:

Docência. Jogos. Poliminós. Geometria. Ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente artigo relata, uma experiência com pentaminós, este interessante e diversificado jogo que permite ao professor apresentar aos alunos variados conteúdos de ensino fundamental e médio, possibilitando que sejam explorados conceitos de geometria, bem como atividades que envolvem raciocínio lógico e aplicações de conceitos matemáticos. Apresenta, ainda, a realização de duas atividades, envolvendo esse material, que foram realizadas em salas de aula, uma em ensino fundamental com alunos de séries variadas e outra em ensino superior com alunos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. São estabelecidos paralelos entre as duas situações desenvolvidas, além de esclarecimentos a respeito do material, como é construído, a forma de aplicação e variadas atividades.

Downloads

Como Citar

Görgen, A. C., Silva, E. B., Santos, M. B. dos, & Portanova, R. (2009). Pentaminós, uma experiência enriquecedora. Revista Da Graduação, 2(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/5013

Edição

Seção

Ciências Exatas