EJA e Cidadania: a construção de ações cidadãs no universo escolar da EJA no Ensino Fundamental

Claudia da Camara Canto Vasconcellos

Resumo


A educação e a cidadania são direitos fundamentais inerentes à condição humana. Devem ser efetivados e estendidos de forma abrangente e indistinta a todas as pessoas. Em vista desta certeza, o trabalho monográfico, a seguir, examina as reais contribuições das metodologias utilizadas pelos educadores da EJA, em Uruguaiana, para a elaboração de vivências cidadãs em sala de aula como forma de colaborar para que estas se estendam à realidade social dos sujeitos que nela se encontram. Para tal, associa a pesquisa de caráter qualitativo etnográfico, descrita nos Capítulos I e III, à revisão teórica da produção intelectual existente a respeito do tema, presente no Capítulo II. Os resultados obtidos durante a pesquisa, constantes dos Capítulos IV e V, oferecem uma ótica crítica a respeito dos resultados da ação educativa nesta modalidade de ensino.
Palavras-chave: Cidadania. Educação. Educação de Jovens e Adultos.

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MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

 

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