EAD: O Mito da Educação Fácil

Maristela Compagnoni Vieira

Resumo


Este trabalho de pesquisa analisa asaproximações/distanciamentos entre o conteúdo veiculado pela mídia que divulga cursos/instituições de Educação a Distância (EAD) e a visão dos alunos de uma instituição de EAD.
Por meio da metodologia de Hermenêutica de Profundidade, perpassada pela técnica de Análise de Conteúdo, concluíram-se os distanciamentos existentes entre o entendimento dos sujeitos (alunos de um curso EAD) sobre a qualidade dos cursos na modalidade não presencial e a ideologia veiculada pela mídia quanto à qualidade dos mesmos.
As propagandas que divulgam cursos/instituições na modalidade EAD muitas vezes veiculam ideologias que permitem a interpretação da modalidade como uma educação facilitada. Contrariamente, a análise da percepção dos sujeitos de cursos não presenciais evidencia outros aspectos da modalidade.
Segundo os sujeitos, a EAD exige do aluno grande dedicação para atendimento da demanda de atividades e o desenvolvimento de habilidades específicas como autonomia e autodisciplina. Já as propagandas apresentam apelos sedutores de cursos pouco onerosos no que concerne a tempo de estudo e rigor acadêmico.
Embora a mídia não possa ser responsabilizada por todos os mitos ou preconceitos que envolvam a modalidade EAD, a análise das propagandas e da visão dos alunos permite concluir que algumas campanhas publicitárias depreciam e colaboram para que não seja atribuída à EAD sua devida credibilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, preconceitos, mitos e mídia.

Texto completo:

MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS