O consumidor no controle: os novos rumos da publicidade na sociedade de consumo pós-moderna

Daniel Neves Peres

Resumo


As mudanças ocorridas no comportamento do consumidor devido ao vertiginoso desenvolvimento tecnológico ocorrido a partir da segunda metade do século XX, e os reflexos dessas transformações nos setores publicitário e corporativo são o foco primário deste estudo. Devido à grande quantidade de informações às quais são expostos diariamente, os novos consumidores estão cada vez mais cientes dos seus direitos e atentos à cultura das empresas, exigindo dessas gestões transparentes, responsáveis e atualizadas. Dessa forma, a presente monografia pretende explorar as conseqüências que estas transformações trouxeram para as relações de consumo na sociedade pós-moderna, tanto do ponto de vista do novo consumidor como sob a ótica das marcas e da publicidade. Para atingir os objetivos, foi realizada pesquisa bibliográfica associada a pesquisa qualitativa através da técnica de entrevista em grupo, cujos dados foram analisados e interpretados tendo como base o referencial teórico construído neste estudo.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Internet. Marcas. Publicidade e Propaganda. Responsabilidade social. Sociedade de consumo.

Texto completo:

MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS