TCAS II – Conceito e Operação

Marcelo Cesar Bim Junior

Resumo


O presente estudo tem como objetivo mostrar a importância da obrigatoriedade de instalação e equipagem do Traffic Alert and Collision Avoidance System TCAS, também conhecido por ACAS (sistema de alerta de colisão aérea), cujo objetivo é prover alertas aos pilotos em conflito potencial de tráfego, nas aeronaves.
Os controladores e pilotos devem estar totalmente cientes de como o TCAS funciona e requer reações ocupando o espaço aéreo. Ambos devem ter total entendimento das funções do TCAS, das informações que o sistema fornece aos pilotos e como funciona o sistema em cenários específicos de conflito.
Para isso é importante assegurar que todos os controladores de tráfego aéreo e pilotos recebam formação e treinamento adequado sobre as capacidades e limitações do TCAS, visando torná-los cientes das respostas esperadas em relação às orientações emitidas pelo sistema.
Atendendo ao regulamento cabível à aeronave os pilotos devem operar o TCAS em todos os espaços aéreos e em todas as condições meteorológicas, desde que não haja restrições previstas para a sua operação no espaço aéreo que está sendo utilizado.
Palavras-Chave: TCAS. Traffic Alert and Collision Avoidance System. ACAS. Alerta de Colisão Aérea.

Texto completo:

MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS