A alfabetização infantil: Um olhar a partir das contribuições da psicomotricidade

Evelin Flores

Resumo


Em todas as fases da vida desenvolvem-se aprendizagens que serão necessárias para o crescimento intelectual, profissional e inclusive social. Criando assim, condições para o exercício da cidadania. Um desses aprendizados é o processo de alfabetização. Ou seja, o momento em que o indivíduo adquire o conhecimento do ‘mundo das palavras’ e consegue entender o significado que elas possuem dentro do contexto em que estão inseridas. Esta pesquisa trata da contribuição da psicomotricidade para o processo de alfabetização na infância. Para tanto, foi estabelecido o seguinte objetivo: Verificar a relação prática dos elementos da psicomotricidade e o processo de alfabetização infantil. É fundamental destacar que a participação da criança como uma cidadã atuante na sociedade no futuro dependerá muito do sucesso deste processo, daí a necessidade de aprofundamento da discussão acerca deste tema. Trata-se de uma pesquisa indireta de delineamento bibliográfico. Sendo assim, após revisão teórica os dados foram categorizados para análise e discussão a partir dos seguintes elementos: Questões Educacionais, Processo de Ensino-Aprendizagem e Alfabetização. Com isso, encontrou-se o seguinte resultado: é bastante evidente a relação existente entre alfabetização e psicomotricidade. Essa relação se dá principalmente por meio das habilidades consideradas básicas à alfabetização. Sendo elas: esquema corporal, lateralidade e estruturação espaço-temporal. Diante disso, evidencia-se o importante ‘papel’ do professor de Educação Física como facilitador da aprendizagem da criança utilizando a psicomotricidade em suas aulas como ferramenta auxiliadora no processo de alfabetização de seu aluno.
Palavras-chave: Processo de alfabetização. Psicomotricidade. Ensino-aprendizagem.

Texto completo:

MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS