Estudo do uso da drenagem linfática manual no pós-operatório da lipoaspiração de tronco em mulheres

Luciane Schmitt Schwuchow, Viviane Pessôa Souza, Eduardo Pellini, Luana Caloy, Thais de Lima Resende

Resumo


Objetivo: Verificar o efeito da drenagem linfática manual (DLM) na dor e no edema no pós-operatório (PO) em mulheres submetidas à lipoaspiração de tronco. Materiais e Métodos: Foram consideradas seis mulheres submetidas à lipoaspiração de tronco, divididas em dois grupos: um primeiro grupo, com três pacientes que receberam DLM a partir do segundo PO (GD1); e um segundo grupo, com três que receberam a drenagem a partir do décimo PO (GD2). No GD1 foi realizada perimetria de tronco quatro vezes por semana e DLM três vezes por semana, durante três semanas. No GD2 foi realizada perimetria de tronco no segundo e décimo PO, e DLM três vezes por semana somente a partir do décimo PO, por um período de três semanas. Resultados: Todas as pacientes apresentaram dor e fizeram uso de medicamentos, sendo que as pacientes do GD1 ingeriram um menor número de medicamentos. No período em que não se realizou DLM no GD2, houve aumento nas medidas da perimetria, enquanto que no mesmo período no GD1 ocorreu diminuição das medidas. Após o início da aplicação de DLM no GD2, também ocorreu diminuição das medidas da perimetria de tronco. Conclusão: A DLM pode ser prescrita no pós-operatório imediato de lipoaspiração de tronco, pois diminuiu o edema, a dor e a ingesta de medicamentos nesta amostra e não apresentou nenhum efeito adverso. Sugere-se novos estudos com amostras maiores e o uso de outras técnicas fisioterapêuticas coadjuvantes no tratamento da dor e das outras conseqüências da intervenção cirúrgica em questão.
Palavras chaves: Lipectomia; Edema; Massagem; Saúde da Mulher.

Texto completo:

ARTIGO



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS