A MATERIALIZAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO NO COTIDIANO PROFISSIONAL DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS

Juanita Natasha Garcia de Oliveira

Resumo


O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa compreender a materialização do Projeto Ético-Político dos assistentes sociais no cotidiano profissional, realizando um debate acerca dos distintos projetos societários existentes e seus impactos na construção do presente projeto. Com isso, verificamos as transformações econômicas, políticas e sociais que deram origem ao modo de produção capitalista e o antagonismo existente entre burguesia e proletariado. Aprofundamos a relação existente entre capital/trabalho com vistas a elucidar com maior clareza a gênese da questão social e seus rebatimentos na classe trabalhadora. Elucidamos o surgimento do Serviço Social enquanto profissão responsável pelo trato das expressões da questão social. Realizamos a relação teórica à experiência profissional adquirida durante o processo de estágio curricular obrigatório realizado em âmbito hospitalar na condição de estagiária inserida na política de saúde. Compreendemos desta forma, que os projetos societários e as disputas de poder e manutenção da ordem vigente impactam diretamente a classe trabalhadora, dessa forma tratamos de demonstrar a materialização do projeto profissional e a perspectiva teleológica de construção de uma nova ordem societária.

Palavras-chave


Projetos Societários, Projeto Ético-Político, Serviço Social, Saúde.

Texto completo:

PDF



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS