DESCOBERTA DE ELENCO EM TRAILERS DE FILMES UTILIZANDO RECONHECIMENTO FACIAL EM DEEP LEARNING

Alexandre Madrini Monteiro Furtado, Douglas Matos de Souza

Resumo


A introdução de técnicas avançadas de deep learning na área de aprendizado de máquina trouxe um novo horizonte de possíveis soluções, em especial na área classificação de arquivos de mídias audiovisuais. Através destas técnicas, problemas complexos como o problema de reconhecimento facial em imagens em ambientes não controlados pôde ser solucionado de forma satisfatória. Entretanto, o problema de reconhecimento facial ocorrendo em vídeos ainda não foi explorado de forma significativa. Este trabalho tem como objetivo utilizar técnicas de Redes Neurais em deep learning para identificação do elenco em trailers de filmes através de reconhecimento facial. Para tal, foi utilizado um algoritmo para fazer o alinhamento tridimensional das faces contidas em um conjunto de dados que possui imagens de 2:606 celebridades. Este conjunto foi utilizado para treinar uma Rede Neural Convolucional (RNC). Com a modelo treinado, foram submetidos vídeos como entrada, representados por seus respectivos frames. Por fim, modelo de classificação treinado foi testado na tarefa de identificar atores em trailers reais onde métricas foram aplicadas para avaliar a qualidade do modelo e das técnicas empregadas. Os resultados obtidos foram promissores.

Palavras-chave


Aprendizado de máquina, Deep learning, Redes neurais convolucionais, Reconhecimento facial, Pré-processamento de vídeo

Texto completo:

PDF



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS