Teste de desempenho a partir de modelos UML para componentes de software

Leonardo Cardoso Dias, Rômulo da Silva Menna

Resumo


Atualmente na indústria de software, não existem muitos aplicativos voltados para o teste de desempenho em componentes de software. A reutilização de componentes de software no processo de desenvolvimento de uma aplicação hoje em dia é muito grande, isto devido ao baixo custo e ao pouco tempo para deixá-lo operável.
Neste contexto, a proposta desse trabalho é construir uma ferramenta capaz de gerar drivers de teste para testar o desempenho de componentes de software. A ferramenta será capaz de gerar os testes em fase de projeto de software, ou seja, os testes estarão prontos antes mesmo do sistema em construção estar implementado.
Os casos de teste serão gerados com base nas especificações de requisitos de desempenho inseridas no modelo UML. Para isto utilizaremos o UML SPT Profile, que permitirá coletar as informações de desempenho esperado para o software.
Para gerar os casos testes será gerada e simulada uma rede de Petri, os resultados da simulação serão convertidos para os casos de testes, logo após, estes serão convertidos em um driver para o Apache JMeter, na qual irá executar os testes sobre sistema em teste, resultando assim uma avaliação de desempenho dos componentes, de acordo com os requisitos de desempenho especificados.

Palavras-chave


Teste baseado em Modelos; UML; Teste de Desempenho

Texto completo:

MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS