AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E DE IMPACTO COGNITIVO DE UMA APLICAÇÃO BASEADA EM ÁUDIO PARA A NAVEGAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Juliana Damasio EDIPUCRS
  • Tasmay Inacio

Palavras-chave:

Videojogos. Usabilidade. Impacto Cognitivo. Deficientes visuais.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é elaborar uma metodologia de avaliação de videojogos, que sejam direcionados a usuários com deficiência visual e que tenham como propósito apoiar o desenvolvimento de habilidades de navegação (de orientação e mobilidade).Apresentamos neste trabalho o referencial teórico utilizado para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto e para criar a metodologia de avaliação.Para validar a metodologia, foi escolhido o aplicativo mAbES - Mobile Audio-Based Navigation Using Virtual Environments, que representa o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – MCT/PUCRS.Para validar se há alteração nas habilidades de Orientação e Mobilidade dos usuários, foram realizadas sessões de testes onde os usuários utilizaram o aplicativo e foram ao museu da PUCRS. Depois fizeram maquetes representando o ambiente real e virtual, que foram utilizadas como apoio à avaliação de impacto cognitivo.A avaliação de usabilidade foi feita com usuários especialistas em usabilidade e em videojogos e com usuários finais da aplicação, que são usuários com deficiência visual. Ainda, na avaliação com usuários finais, houve Subgrupos que se diferenciaram conforme a proposta de uso do mAbES.

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Publicado

2015-05-18

Como Citar

Damasio, J., & Inacio, T. (2015). AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E DE IMPACTO COGNITIVO DE UMA APLICAÇÃO BASEADA EM ÁUDIO PARA A NAVEGAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Da Graduação, 8(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/20732

Edição

Seção

Faculdade de Informática