JORNALISMO CÍVICO: A ARTE DE FAZER A DEMOCRACIA FUNCIONAR

Autores

  • Laís Cerutti Scortegagna EDIPUCRS

Palavras-chave:

Jornalismo Cívico. Jornalismo Público. Democracia. Objetividade. Credibilidade. Cidadania. Políticas públicas. Agendamento.

Resumo

Esta pesquisa parte de um estudo bibliográfico em torno do jornalismo cívico norte-americano, buscando compreender quais as diferenças nos processos comunicativos desta prática em relação à prática jornalística tradicional. Nosso objetivo foi estudar o jornalismo cívico, o qual entendemos como uma prática jornalística capaz de servir como catalisadora da participação na vida pública e da cidadania. A partir das descobertas, foi proposta uma forma de jornalismo cívico que acreditamos ser viável para pequenos jornais do interior do Brasil, mais especificamente, para o jornal Folha Nativa, de Iraí/RS. Para chegarmos à proposta, foi feita uma análise de conteúdo de cinco edições do jornal, um levantamento de informações, através de entrevista com o editor do jornal, e mapeamento de questões de interesse dos cidadãos daquela cidade através de um questionário aberto à participação da comunidade. O resultado foi uma análise comparativa entre dois tipos de prática jornalística e um plano de ações para o jornal Folha Nativa, caso este adote o jornalismo cívico. Após a pesquisa, concluiu-se que o jornalismo cívico é uma prática jornalística consolidada, que pode ser implementada no contexto brasileiro, com algumas adaptações, que não se resumem à mudança do termo usado para dar nome à prática. Considerou-se a necessidade de educar para a cidadania e a importância da academia para provar a eficiência de novos modelos de comunicação. Os resultados da pesquisa permitiram apontar que é necessária a experimentação para chegar a um modelo brasileiro de jornalismo cívico e que estudos comparativos com os jornalismos popular e comunitário podem auxiliar na definição desta prática jornalística.

Downloads

Publicado

2014-08-13

Como Citar

Cerutti Scortegagna, L. (2014). JORNALISMO CÍVICO: A ARTE DE FAZER A DEMOCRACIA FUNCIONAR. Revista Da Graduação, 7(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/18298

Edição

Seção

Faculdade de Comunicação Social