PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA AVALIAÇÃO QUALITATIVA EM DIAGNÓSTICOS POR IMAGENS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR

Autores

  • Márcia Federizzi EDIPUCRS
  • Vanessa Borba de Souza EDIPUCRS

Palavras-chave:

segmentação de imagens, classificador bayesiano, imagens de ressonância magnética.

Resumo

A tecnologia de geração de Imagem por Ressonância Magnética (MRI) é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico médico, especialmente utilizada em diversos ramos da neurociência, devido às características de ser um método não invasivo e disponibilizar uma grande quantidade de informações sobre as estruturas fisiológicas analisadas. 

No entanto, para que as imagens sejam geradas com qualidade suficiente para permitir o diagnóstico pelos médicos especialistas, cuidados relacionados ao movimento do paciente durante a realização do exame devem ser tomados. Dependendo da intensidade e quantidade de movimento, o processo de geração da imagem é afetado com a inserção de grande quantidade de ruído, fazendo com que o exame acabe por ser descartado. Atualmente, a avaliação do nível de ruído presente na imagem é realizada por inspeção visual do profissional que está operando o equipamento durante a realização do exame. 

O presente trabalho propõe a automatização do processo de análise qualitativa das imagens utilizando métodos de processamento digital para quantificar o nível do ruído presente nelas e com base no método de classificação de Bayes, definir se essas são próprias ou não para uso em diagnóstico médico, auxiliando na toma de decisão quanto à necessidade de refazer o exame. 

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Federizzi, M., & Borba de Souza, V. (2014). PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA AVALIAÇÃO QUALITATIVA EM DIAGNÓSTICOS POR IMAGENS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR. Revista Da Graduação, 7(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/17829

Edição

Seção

Faculdade de Engenharia