AS RELAÇÕES ENTRE A DINÂMICA PÓS-MODERNA E O CONSUMO MINIMALISTA

Autores

  • Luciana Webster Negretto EDIPUCRS

Palavras-chave:

Capitalismo. Publicidade. Pós-modernismo. Sociedade de consumo. Consumismo. Consumo minimalista.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender o que é o consumo minimalista e que fatores do mundo pós-moderno contribuíram para o seu surgimento. Assim, foram primeiramente levantados dados bibliográficos acerca do sistema capitalista, modernismo, pós-modernismo, sociedade de consumo, consumismo e publicidade, para evidenciar o contexto no qual o minimalismo está inserido. Foi adotada uma abordagem não apenas econômica, mas também social e psicológica em relação à hipermodernidade, de forma a englobar todos os fatores envolvidos no estilo de vida minimalista. Por meio da pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas em profundidade, objetivando ampliar ainda mais o conhecimento acerca do assunto, obtendo informações que não poderiam ser coletadas apenas com o levantamento bibliográfico. Como resultado, temos um sólido panorama acerca das motivações individuais e históricas que levam diversos indivíduos a se tornarem adeptos ao minimalismo como um estilo de vida norteador na era pós-moderna. 

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Publicado

2014-06-24

Como Citar

Webster Negretto, L. (2014). AS RELAÇÕES ENTRE A DINÂMICA PÓS-MODERNA E O CONSUMO MINIMALISTA. Revista Da Graduação, 7(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/17827

Edição

Seção

Faculdade de Comunicação Social