HIPERTEXTUALIDADE NO JORNALISMO: a utilização do vínculo eletrônico nos webjornais Zero Hora, El País, Terra Brasil e Terra España na cobertura das eleições venezuelanas

Autores

  • Gerson Doval Raugust EDIPUCRS

Palavras-chave:

Hipertexto. Hipermídia. Jornalismo digital. Webjornalismo. Hyperlink.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar os aspectos hipertextuais dos webjornais Zero Hora, El País, Terra Brasil e Terra España. A pesquisa se baseia numa análise de conteúdo da presença de hyperlinks no material jornalístico produzido na cobertura das eleições venezuelanas durante o período de 9 a 15 de abril de 2013 nestes quatro veículos. Compõem o estudo não apenas a identificação da existência dos elos, mas também seus redirecionamentos, de modo a comprovar se os webjornais permitem uma experiência de leitura hipertextual aos leitores. A partir do levantamento e classificação dos hyperlinks, é possível discutir se houve mudanças no tratamento da notícia no ambiente digital, ou se é mantida a lógica da comunicação em massa e domínio da informação pelas empresas de comunicação, negando a estrutura baseada no compartilhamento de dados, essência da WorldWide Web. A pesquisa também verifica se existem semelhanças na forma de utilização dos vínculos por esses webjornais conforme sua origem ou nacionalidade, identificando um padrão de comportamento ou distinção entre aqueles relacionados a suportes impressos e aqueles originados dentro da WorldWide Web. O trabalho dá especial atenção à narrativa hipertextual e à conexão com conteúdos externos que garantem ao leitor a possibilidade de autonomia na construção de sua leitura. 

Biografia do Autor

Gerson Doval Raugust, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

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Como Citar

Doval Raugust, G. (2013). HIPERTEXTUALIDADE NO JORNALISMO: a utilização do vínculo eletrônico nos webjornais Zero Hora, El País, Terra Brasil e Terra España na cobertura das eleições venezuelanas. Revista Da Graduação, 6(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/15516

Edição

Seção

Faculdade de Comunicação Social