O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE FÍSICA: a perspectiva do futuro do professor

Autores

  • Carolina de Barros Vidor EDIPUCRS

Palavras-chave:

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, Formação de professores, Aprendizagem significativa. Ensino de Física,

Resumo

Este trabalho teve por objetivo principal investigar qual a importância da participação de licenciandos em Física no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a qualidade da formação desses futuros professores. A perspectiva dos próprios licenciandos sobre o seu processo de formação foi investigada, considerando-se o déficit atual de professores de Física e a influência que estes exercem sobre a decisão dos seus alunos acerca de uma possível opção pela carreira na licenciatura na área. Os dados da pesquisa foram coletados de três questionários abertos aplicados durante o desenvolvimento das ações do Programa conduzidas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e a análise realizada teve caráter qualitativo. Os resultados indicaram que as ações desenvolvidas com os licenciandos no âmbito do PIBID oportunizaram um importante contexto formativo a esses futuros professores. A experiência prática adquirida no ambiente escolar, aliada ao aporte teórico oferecido pela universidade, conforme proposto pelo Programa, constituiu situação primordial ao diálogo, à problematização e à construção de conhecimentos acerca do processo educativo no âmbito da formação inicial desses professores.

Biografia do Autor

Carolina de Barros Vidor, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

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Como Citar

de Barros Vidor, C. (2012). O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE FÍSICA: a perspectiva do futuro do professor. Revista Da Graduação, 5(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/12423

Edição

Seção

Faculdade de Física