Introdução da História e da Filosofia das Ciências como ferramenta educacional no Ensino Médio

Lucius Rafael Sichonany Samuel

Resumo


Esse trabalho procura analisar e compreender qualitativamente como os alunos do Ensino Médio vivenciam a introdução da História e da Filosofia das Ciências como ferramenta educacional. Acredita-se que o ato de ensinar e todas as implicações inerentes a ele sejam, também, um reflexo de como os homens, durante a história, pensaram e viram o conhecimento científico. Dessa forma assume-se a hipótese de que o uso da História e da Filosofia das Ciências possa contribuir para despertar a motivação dos alunos ao aprendizado de Física. Além disso, procura-se investigar as concepções dos estudantes sobre o tema proposto, inquirir se eles reconhecem os principais aspectos relacionados ao desenvolvimento histórico e epistemológico das Ciências a partir da metodologia proposta e aproximar os conteúdos estudados pelos alunos da História e Filosofia das Ciências. Nesse contexto, a metodologia adotada se orientou segundo a linha das atividades voltadas ao desenvolvimento de projetos didático-pedagógicos, sendo aplicada uma unidade didática a quatro turmas concluintes do Ensino Médio. Um instrumento para investigação das concepções alternativas dos alunos sobre os conceitos de força e movimento foi utilizado antes e depois da implementação da unidade didática. Constatou-se a dificuldade de ocorrer uma mudança conceitual por parte de alguns alunos. No entanto, alguns indicadores apresentados na pesquisa foram relevantes para se acreditar que a introdução de abordagens históricas e filosóficas no ensino de Ciências possa criar condições para que os educandos construam um horizonte mais concreto em relação à estruturação das Ciências e suas implicações sócio-culturais.

Palavras-chave


Ensino de Física. Epistemologia das Ciências. História das Ciências. Concepções Alternativas.

Texto completo:

MONOGRAFIA



e-ISSN: 1983-1374

Copyright: © 2014 EDIPUCRS

 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Os conteúdos deste periódico de acesso aberto estão licenciados sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 unported .