Formação de Assistentes Sociais Críticos e Criativos: relato de prática no âmbito do estágio de docência / Training of Critical and Creative Social Assistants: report of practice in the scope of teaching stage

Autores

  • Josiani Julião Alves de Oliveira Unesp/Franca
  • Paula Ravagnani Silva UNESP/Franca

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.1.27820

Palavras-chave:

Educação. Estágio de docência. Formação profissional. Neurociência. Trabalho.

Resumo

Este relato de prática tem por objetivo retratar a vivência no contexto da realização do estágio de docência no âmbito do Doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP-Franca-SP dimensionando, contudo, a base teórica que sustentou a mesma. Foi refletida a importância do estágio de docência no processo de formação pedagógica de pós-graduandos e, assim exposta e analisada a referida vivência dentre as contribuições das pesquisas científicas da Neurociência visando à formação de Assistentes Sociais, que, além de uma estruturada formação teórica mediante o compromisso ético e político da categoria, sejam capazes de propostas e ações críticas, criativas e transformadoras diante o enfrentamento as várias formas das expressões da questão social no enfoque do Neoliberalismo. Assim, a experiência relatada foi organizada contendo a introdução com o marco teórico, o objetivo, as metodologias utilizadas, a análise sobre as didáticas e, por fim, as considerações finais.

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Biografia do Autor

Josiani Julião Alves de Oliveira, Unesp/Franca

Possui Graduação (1991), Mestrado (1997) e Doutorado (2004) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/UNESP de Franca em Serviço Social. Pós Doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professora Assistente Doutor, no conjunto de disciplinas Iniciação Científica, Pesquisa em Serviço Social e Investigação em Serviço Social, do Departamento de Serviço Social e Professora da Disciplina de Seminário de Dissertação e Seminário de Pesquisa I e II no Programa de Pós Graduação em Serviço Social do Câmpus de Franca . Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Educação, Pesquisa e Envelhecimento. Linhas de pesquisa em que atua: Envelhecimento Humano e Políticas Públicas, Trabalho e Sociedade, Metodologia de Pesquisa, Serviço Social Formação e Prática Profissional. Desenvolve pesquisa em parceria com Universidades Nacionais e Internacionais. Foi Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa-CPP da FCHS-Campus Franca-SP. Atua nos Grupos de pesquisa: Práticas de Pesquisa-PRAPES (vice líder)l, Envelhecimento, Políticas Públicas e Sociedade e GEFORMSS - Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Profissional em Serviço Social. Pesquisadora responsável pela Pesquisa Internacional denominada Mudanças e Acontecimentos ao Longo da Vida (CEVI (Changements et Èvénements au cours de la Vie) na região Sudeste do Brasil. Consultora externa do Projeto de Pesquisa da Universidade de Lisboa intitulado Serviço Social: campos de atuação e identidades profissionais. Professora convidada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas-ISCSP da Universidade de Lisboa, Portugal. (Texto informado pelo autor)

Paula Ravagnani Silva, UNESP/Franca

Assistente Social e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP-Franca-SP. Integrante e pesquisadora do grupo de pesquisa “Práticas de pesquisas: perspectivas contemporâneas” (PRAPES-UNESP-Franca-SP). Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

de Oliveira, J. J. A., & Silva, P. R. (2017). Formação de Assistentes Sociais Críticos e Criativos: relato de prática no âmbito do estágio de docência / Training of Critical and Creative Social Assistants: report of practice in the scope of teaching stage. Textos & Contextos (Porto Alegre), 16(1), 160–174. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.1.27820

Edição

Seção

Processos Sociais, Formação e Trabalho