Ensino a Distância e Serviço Social: desqualificação profissional e ameaças contemporâneas / Distance Learning and Social Work: professional disqualification and contemporary threats

Autores

  • Bárbara da Rocha Figueiredo Chagas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.1.21074

Palavras-chave:

Serviço Social, Formação Profissional, Ensino Superior, Ensino à distância, Projeto Ético-Político.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a tendência de expansão dos cursos de graduação a distância em Serviço Social, problematizando suas consequências para a formação profissional crítica, preconizada nas Diretrizes Curriculares do curso e no Projeto Ético-Político do Serviço Social. Situando esta expansão no bojo de um processo de contrarreforma do Estado e da educação superior, apresenta os rebatimentos para a formação e o exercício profissional, apontando que esta modalidade reforça as tendências contemporâneas de desqualificação e reatualização do conservadorismo na profissão, na medida em que proporcionam uma precária formação em meio a uma realidade social cada vez mais complexa de interpretar e intervir criticamente.

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Biografia do Autor

Bárbara da Rocha Figueiredo Chagas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente Social, doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2016-05-19

Como Citar

Chagas, B. da R. F. (2016). Ensino a Distância e Serviço Social: desqualificação profissional e ameaças contemporâneas / Distance Learning and Social Work: professional disqualification and contemporary threats. Textos & Contextos (Porto Alegre), 15(1), 28–42. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.1.21074

Edição

Seção

Serviço Social: ética, ensino e trabalho