As ferramentas da gestão social utilizada pelas organizações que prestam serviços sociais à comunidade e pertencem à microrregião do extremo Oeste do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Marineide Wieczynski
  • Elisiane Andreolla

Resumo

O presente artigo aborda resultados de uma pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo identificar e relatar quais são as ferramentas da gestão social utilizada pelas organizações que prestam serviços sociais e pertencem à microrregião do extremo oeste do Estado de Santa Catarina. O tipo de pesquisa foi de natureza quali-quantitativa, com o uso de questionários semi-estrutrados, amostragem por acessibilidade e um universo de 30 ONGs, cujos sujeitos foram os gestores dessas organizações. Constatou-se que nenhuma das organizações pesquisada utiliza plenamente as ferramentas da gestão social. O não uso das ferramentas – planejamento, organização, direção e controle/avaliação – comprometem a eficiência, a eficácia e a efetividade dos programas e projetos que vem sendo desenvolvidos por elas. Sugere-se a elaboração de um projeto de extensão e/ou de filantropia, no qual o Curso de Serviço Social da UNOESC – São Miguel do Oeste possa prestar assessoria e consultoria no que tange à gestão social de ONGs.
Palavras chave – Organizações. Gestão social. Serviço social.

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Publicado

2006-10-26

Como Citar

Wieczynski, M., & Andreolla, E. (2006). As ferramentas da gestão social utilizada pelas organizações que prestam serviços sociais à comunidade e pertencem à microrregião do extremo Oeste do Estado de Santa Catarina. Textos & Contextos (Porto Alegre), 4(1), 1–17. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1008

Edição

Seção

A Relação Pesquisa, Planejamento e Formação com a Realidade Social