A Interdisciplinaridade como Instrumento de Inclusão Social: Desvelando Realidades Violentas

Autores

  • Mari Nilza Ferrari de Barros
  • Vera Lúcia Tieko Suguihiro

Resumo

A violência contra crianças e adolescentes é um fenômeno social que atravessa as fronteiras de classe, credo, raça ou cultura e tem sido objeto de estudo de vários profissionais e instituições que trabalham com esta temática. A Universidade Estadual de Londrina, através dos Departamentos de Serviço Social, Direito, Comunicação Social e Psicologia Social e Institucional, vem realizando um trabalho em parceria com os três Conselhos Tutelares do Município a fim de atender os casos de violência praticada contra a criança e o adolescente. A violência não é um mero retrato de uma realidade externa, isolada e impenetrável, mas revela uma relação que atinge violentador e violentado, explicitando as conseqüências de tais práticas. As ações envolvendo diferentes áreas do conhecimento permitem ampliar a compreensão do fenômeno, bem como o delineamento de estratégias de intervenção no âmbito da prevenção, disseminando informações que sensibilizem os diferentes segmentos da sociedade civil organizada. A integração de saberes na forma de Grupo de Trabalho Interdisciplinar redimensiona o fenômeno da violência na sua extensão e complexidade instalando o compromisso político e a responsabilidade social em todos os seus integrantes.
Palavras-chave: Violência. Interdisciplinaridade. Inclusão social. Criança e adolescente. Direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-24

Como Citar

Barros, M. N. F. de, & Suguihiro, V. L. T. (2006). A Interdisciplinaridade como Instrumento de Inclusão Social: Desvelando Realidades Violentas. Textos & Contextos (Porto Alegre), 2(1), 1–15. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/968

Edição

Seção

Serviço Social e Violência