Administração dos diferentes domínios da vida: vivências e percepções das detentoras da guarda dos filhos

Ana Paula Nery Rosado, Karla Maria Damiano Teixeira, Maria das Dores Saraiva de Loreto, Vivianne Delfino Albuquerque Andrade

Resumo


O presente artigo apresenta resultados de um estudo que teve por objetivo analisar a administração dos diferentes domínios da vida pelo detentor da guarda unilateral do filho antes e após a dissolução da sociedade conjugal. A pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, foi realizada com 18 detentoras da guarda unilateral dos filhos do município de Viçosa/MG. Para os dados quantitativos obtidos por meio da entrevista foi utilizada a análise univariada e no que se refere ao tratamento qualitativo das informações, foi feita a análise de conteúdo. Na administração dos diferentes domínios da vida, destacou-se a reestruturação do tempo e o estabelecimento de novas demandas e prioridades. Dessa maneira, toda e qualquer mudança na estrutura da família produz um remanejamento de funções, modificação nos papéis desempenhados e adaptação ao novo cotidiano familiar, e, com isso, a novos modos de se relacionar e de administrar a vida.

Palavras-chave


Família; Domínios da vida; Dissolução conjugal.

Texto completo:

PDF



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS