Desenvolvimento Regional e Políticas Sociais: um Estudo do Noroeste do Rio Grande do Sul na Primeira Década do Século XXI

Edemar Rotta

Resumo


O artigo analisa os investimentos em políticas sociais realizados pelos municípios pólo da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS) e sua possível repercussão nos indicadores de desenvolvimento. É parte integrante da Pesquisa Recém Doutor (Edital FAPERGS 003/2009) e dá continuidade aos estudos desenvolvidos para a Tese de Doutoramento defendida em março de 2007, junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS. Realiza-se mapeamento do cenário de estudos a respeito do desenvolvimento regional, enfocando como as diferentes abordagens entendem o papel representado pelas políticas sociais na dinâmica de desenvolvimento das sociedades. Demonstra-se e comparam-se os investimentos em políticas sociais em dois momentos específicos: a década de 1990 e os primeiros oito anos da década de 2000. Utilizam-se como fonte de referência os relatórios de gestão e os dados constantes na prestação de contas dos municípios junto ao Tribunal de Contas do Estado do RS.

Palavras-chave


Políticas sociais. Desenvolvimento regional. Noroeste do RS. Transferência de renda. Cidadania

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1677-9509


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.