Desemprego e Informalidade na Argentina: uma análise das diretrizes e recomendações da OIT e da Cepal para geração de trabalho e renda à população juvenil

Autores

  • José Pedro Cabrera Cabral Universidade Federal do Tocantins
  • Vanda Micheli Burginski Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Emprego e Desemprego, Informalidade e Precarização, Juventude, Argentina.

Resumo

O artigo traz a reflexão acerca do período de recuperação econômica na Argentina (2003-2007), considerado pelos economistas argentinos como período de consolidação. Os postos de trabalho perdidos, a partir da profunda crise que assolou a década de 90, passam a ser restituídos, segundo as análises econômicas da Organização Internacional do Trabalho – OIT –, Comissão Econômica para América Latina e o Caribe – Cepal – e governo argentino. Utilizamos como referências os relatórios da situação de emprego na América Latina elaborados pela OIT e pela Cepal, como também, estudos e pesquisas acerca da situação do emprego e desemprego juvenil na Argentina. Esse processo de recuperação econômica traz como preocupações centrais, de um lado, as altas taxas de desemprego juvenil; de outro, a necessidade de diminuição da informalidade do trabalho para esse segmento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Cabrera Cabral, Universidade Federal do Tocantins

José Pedro Cabrera Cabral é Doutor em História: estudos latino-americanos pela Unisinos e Pós-doutorado em História do Pensamento Latino-americano pela UFRGS. Docente do Departamento de História da Universidade Federal do Tocantins e coordenador do Grupo de Pesquisa “História Política, Relações de Poder e Pensamento Contemporâneo na América Latina”.

Vanda Micheli Burginski, Universidade Federal do Tocantins

Vanda Micheli Burginski é graduada em Serviço Social, Mestre em Educação: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular pela UFMT. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins, pesquisadora do Grupo de Pesquisa “História Política, Relações de Poder e Pensamento Contemporâneo na América Latina”.

Downloads

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Cabrera Cabral, J. P., & Burginski, V. M. (2011). Desemprego e Informalidade na Argentina: uma análise das diretrizes e recomendações da OIT e da Cepal para geração de trabalho e renda à população juvenil. Textos & Contextos (Porto Alegre), 10(2), 227–243. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/8511

Edição

Seção

Estado, trabalho e políticas sociais