Representações sociais da homossexualidade entre professores do ensino público: continuidades e rupturas

Autores

  • Leila Sollberger Jeolás Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Maria Angela Silveira Paulilo Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a percepção da homossexualidade, a partir da análise das respostas a um questionário, com questões abertas, aplicado a 67 participantes do Grupo de Estudos sobre Educação Sexual (GEES) da Universidade Estadual de Londrina, constituído por professores/as da rede pública de ensino. A análise do conteúdo se deu a partir da organização do material em núcleos de sentido que denotavam valores de referência e modelos de comportamento acerca da homossexualidade. As categorias temáticas utilizadas foram o inato e o adquirido. A primeira inclui a percepção da homossexualidade como algo a priori, de natureza biológica, pulsional ou comportamental; a segunda implica perceber a homossexualidade como decorrente do “meio ambiente”, da “educação familiar” ou como “opção” do indivíduo. Além dessas categorias, utilizamos também os conceitos de tempo longo, vivido e curto para analisar a construção histórica dos significados sociais atribuídos à homossexualidade.

Palavras-chave – Homossexualidade. Educação sexual. Representações sociais.

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Publicado

2009-01-28

Como Citar

Jeolás, L. S., & Paulilo, M. A. S. (2009). Representações sociais da homossexualidade entre professores do ensino público: continuidades e rupturas. Textos & Contextos (Porto Alegre), 7(2), 266–285. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/4826

Edição

Seção

Escola e produção de significados sociais