Educar para a Prudência: convergências com a heurística do temor / Educate to Prudence: convergences with the heuristics of fear

Cláudia Battestin, Arnaldo Nogaro

Resumo


O artigo nasce da necessidade de demonstrar a importância de educar para a prudência em um contexto global, em que ações desmedidas e inconsequentes colocam em risco a sobrevivência humana na terra e a vida do planeta. Trata-se de uma reflexão de natureza teórico-bibliográfica, amparada em autores como Jonas (1994,1997, 2006), Cortina (2010), Aristóteles (1995), Tomás de Aquino (1934), Bauman (2011) e Lévy (2007), com o intuito de explicitar o significado mais profundo da prudência e de como ela se sustenta enquanto fundamento para a prática de ações coerentes de retidão ética. Embora haja relativo silêncio a seu respeito no cenário presente, ela nunca se ausentou de guiar as ações que visam ao bem e à defesa da vida. Urge tirá-la do silêncio em que se encontra, por meio da prática educativa escolar, e explicitá-la nos discursos e práticas humanas para que protejamos a dignidade humana e a continuidade da vida sobre a terra.


Palavras-chave


Prudência. Temor. Educar.

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