Produção de conhecimento no serviço social sobre as lutas e proteção social à velhice dos trabalhadores / Knowledge production in social work about the struggles and social protection to the elderly workers

Autores

  • Suellen Bezerra Alves PUCRS
  • Sálvea de Oliveira Campelo de Paiva UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ/NÚCLEO DE ARTICULAÇÃO E ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE E CIDADANIA DA/O IDOSA/O (NAISCI)
  • Fernanda Tavares Arruda GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA DA TOTALIDADE SOCIAL (GEEHPTS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.1.22546

Palavras-chave:

Proteção social. Velhice. Produção de Conhecimento. Serviço Social.

Resumo

A história da proteção social aos velhos trabalhadores contempla modelos que antecedem a concepção liberal de “Direito do Cidadão” e indica uma trajetória de lutas e conquistas, respostas às expressões da “Questão Social”. A velhice “trágica” compõe o rol dessas expressões, encaminhadas cotidianamente à profissão do Serviço Social. Este estudo tem como objetivo provocar a reflexão em torno das lutas sociais e da proteção social ao segmento idoso, a partir da produção de conhecimento do Serviço Social. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa, de cunho teórico-bibliográfico e fundamenta-se na concepção teórico-metodológica dialética de análise. Por fim, apontam-se cinco tendências observadas na atual produção de conhecimento do Serviço Social brasileiro, no campo da Gerontologia Social, sendo que uma delas permite a reflexão acerca da velhice na perspectiva da totalidade social, um desafio à profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Bezerra Alves, PUCRS

É doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Assistente Social Judiciária no Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Sul (TJRS). Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Leão Sampaio (2010), especialização em Direito das Famílias pela Universidade Regional do Cariri (2011) e mestrado acadêmico em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Integrante do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social (GEEHPTS), vinculado ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz e à Universidade de Pernambuco.

Sálvea de Oliveira Campelo de Paiva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ/NÚCLEO DE ARTICULAÇÃO E ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE E CIDADANIA DA/O IDOSA/O (NAISCI)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco (1990), mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ-NESC (2004), e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Atualmente é assistente social no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, coordenando o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (NAISCI-HUOC). Possui o Título de Especialista em Gerontologia conferido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). É professora convidada dos cursos de Especialização em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas da UPE; Especialização em Saúde do Idoso pelo Instituto de Ciências Biológicas da UPE; MBA em Gestão de Serviços de Saúde e Organizações Hospitalares pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da UPE, entre outros. Foi conselheira e membro da Comissão de Formação Profissional do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) - 4a Região. Foi Conselheira Titular no Conselho Municipal dos Direitos do/a Idoso/a do Recife, pelo CRESS-4a Região (2012 A 2014). É Presidente da Gerontologia da SBGG-PE e membro do Conselho Técnico Científico do Departamento de Gerontologia da SBGG Nacional.

Fernanda Tavares Arruda, GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA DA TOTALIDADE SOCIAL (GEEHPTS)

Assistente Social pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Gerontologia pela Faculdade Redentor, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE, Recife -PE; Integrante da Coordenação do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social - GEEHPTS, vinculado ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz e à Universidade de Pernambuco; Assistente Social do Hospital de Trauma de Campina Grande, Governo do Estado da Paraíba; Assistente Social do CRAS I de Limoeiro - PE.

Referências

ALVES, Suéllen Bezerra. Serviço social e envelhecimento: estudo dos fundamentos teórico-políticos sobre velhice na produção de conhecimento do Serviço Social no Brasil. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

ANTUNES, Ricardo. A crise, o desemprego e alguns desafios atuais. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 104, 2010.

_____. Construção e desconstrução da Legislação Social no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo. Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006, p. 499-508.

ARRUDA, Fernanda Tavares. A velhice vítima de negligência: omissão do estado e rebatimentos ao serviço social. Monografia (Especialização em Gerontologia) – Faculdade Redentor/Instituto de Desenvolvimento Educacional – IDE, Recife, 2013.

BEAUVOIR, Simone. A velhice. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Educação e deslocamento. Resultados da Amostra. Rio de Janeiro, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde/SE/DATASUS – Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS. IBGE: base demográfica. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2011/matriz.htm#socio. Acesso em: 05 dez. 2012.

_____. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Benefício de Prestação Continuada. Disponível em: http://www.mds.gov.br/relcrys/bpc/download_beneficiarios_ bpc.htm. Acesso em: 22 abr. 2013.

_____. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Plano Brasil sem Miséria. Brasília, 2012.

_____. Portaria Nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, 2006.

_____. Presidência da República. Subsecretaria de Direitos Humanos. Plano de Ação para o Enfrentamento da violência contra a Pessoa Idosa. Brasília, 2005.

BEHRING, E. R. Brasil em contra-reforma: desestruturação do estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CAMPELO E PAIVA, Sálvea de Oliveira. Envelhecimento, saúde e trabalho no tempo do capital. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2014.

_____. Envelhecimento, saúde e trabalho no tempo do capital: um estudo sobre a racionalidade na produção de conhecimento do Serviço Social. Recife, 2012. Tese (Doutorado em Serviço Social). Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco.

COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Banco de Teses. Disponível em: http://capesdw.capes.gov.br. Acesso em: 26 fev. 2014.

FLEURY, S. Estado sem cidadãos: seguridade social na América Latina. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

HADDAD, E. G. M. A ideologia da velhice. São Paulo: Cortez, 1986.

IAMAMOTO, M. V. A questão social no capitalismo. Temporalis: Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Brasília, 2001.

_____. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. IN: CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

KAMEYAMA, Nobuco. A trajetória da produção de conhecimentos em serviço social: avanços e tendências (1975 a 1997), 1998. Disponível em: http://200.16.30.67/~valeria/xxseminario/datos/anteriores/binarios/congresos/reg/slets/slets-016-088.pdf. Acesso em 29 abr. 2014.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Ed. Unicamp/Boitempo, 2002.

NERI, Anita Liberalesso. Palavras-chave em gerontologia. Campinas: Alínea, 2001.

NETTO, J. P. Uma face contemporânea da barbarie. Trabalho apresentado no III Encontro Internacional “Civilização ou Barbárie” em Serpa, 2010.

PAPALÉO NETTO. O estudo da velhice: histórico, definição do campo e termos básicos. In: FREITAS, Elisabete Viana de et.al. 2.ed. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

TEIXEIRA, Solange Maria. Envelhecimento e trabalho no tempo do capital: implicações para a proteção social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

Alves, S. B., Campelo de Paiva, S. de O., & Arruda, F. T. (2016). Produção de conhecimento no serviço social sobre as lutas e proteção social à velhice dos trabalhadores / Knowledge production in social work about the struggles and social protection to the elderly workers. Textos & Contextos (Porto Alegre), 15(1), 75–83. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.1.22546

Edição

Seção

Experimentos, lutas e proteção social