Qual o Papel da Formação Teórico-Política na Construção da Consciência de Classe? / What is the Role of Education Policy in Theory-Construction of Class Consciousness?

Autores

  • César Albenes de Mendonça Cruz EMESCAM

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.22493

Palavras-chave:

Alienação. Consciência de Classe. Formação teórico-política.

Resumo

Este ensaio tem por objetivo refletir sobre o papel da formação teórico-política na construção da consciência de classe dos trabalhadores. Partimos da constatação de que a alienação é um processo objetivo, que diariamente produz e reproduz a dominação e a exploração dos trabalhadores por parte do capital. Em outras palavras, a base objetiva da alienação é a propriedade privada dos meios de produção, que permite que a produção social seja acumulada privadamente pelos capitalistas. Nesse sentido, o primeiro passo para ensaiar a superação da alienação é a luta efetiva contra a exploração do capital, por meio dos diversos movimentos sociais, sindicais e partidos políticos construídos pelos trabalhadores. O segundo passo é o acesso à teoria de explicação da totalidade da realidade social com vistas à sua transformação, isto é, o materialismo dialético de Marx. A partir da participação dos trabalhadores nessas formas coletivas de luta, eles podem sair da esfera da alienação e caminhar no sentido de uma consciência da reivindicação ou consciência da cidadania, que pressupõe a luta pelos direitos sociais ou a luta por reformas dentro da ordem capitalista. Em certas condições e a partir da luta de classe contra o capital, os trabalhadores podem alcançar a consciência de classe, a consciência da necessidade da transformação social, da necessidade da revolução, e nessa tarefa a formação política assume um papel fundamental. Na medida em que os militantes dos movimentos sociais, sindicais e dos partidos de esquerda procuram se preparar melhor para a luta e buscam adquirir uma formação teórico-política que os ajude a compreender a sociedade capitalista e suas contradições, a tarefa da construção de uma nova sociedade se torna cada vez mais necessária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Albenes de Mendonça Cruz, EMESCAM

Possui graduação em Licenciatura Plena de Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (2001) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor titular do Curso de Graduação em Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Faculdade de Ciências da Saúde da Santa Casa de Misericòrdia de Vitória/ES (EMESCAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva, competências, formação profissional, trabalho e educação e quailificação profissional. Assessora sindicatos e movimentos sociais na área de formação política no Espírito Santo.

Referências

IASI, Mauro Luís. Processo de Consciência. 2º ed. São Paulo: CPV. 2001.

_____. As metamorfoses da consciência de classe. O PT entre a negação e o consentimento. São Paulo: Expressão Popular. 2006.

_____. Reflexões sobre o processo de consciência. In: Ensaios sobre a consciência e emancipação. São Paulo: Expressão Popular.

LUCKÁCS, G. História e Consciência de Classe: estudos de dialética marxista. 2 ed. Rio de Janeiro: Elfos. Porto. Portugal: Escorpião.

MARX, Karl e ENGELS F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo. 2008.

_____. A ideologia alemã. Vol. I e II. Lisboa/Portugal: Martins Fontes. s/d.

_____. A Sagrada Família ou a crítica da crítica contra Bruno Bauer e consortes. São Paulo: Boitempo. 2003.

_____. Manifesto de lançamento da Associação Internacional dos Trabalhadores. In: Obras Escolhidas. vol. 1. São Paulo: Alfa-

Ômega. 1988.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo / Campinas: Unicamp. 2002.

_____. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo. 2006.

SIMIONATTO, Ivete. Gramsci: sua teoria, incidência no Brasil, influência no Serviço Social. 3 ed. Florianópolis: UFSC. São Paulo:

Cortez. 2004.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Cruz, C. A. de M. (2015). Qual o Papel da Formação Teórico-Política na Construção da Consciência de Classe? / What is the Role of Education Policy in Theory-Construction of Class Consciousness?. Textos & Contextos (Porto Alegre), 14(2), 282–290. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.22493

Edição

Seção

Trabalho, educação e causa de classe