Acolhimento e Acesso aos Direitos Sociais: assistência a pacientes em cuidados paliativos oncológicos / Reception and Access to Social Rights: Assistance to patients on oncological palliative care

Autores

  • Thaize de Sousa Medeiros Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Olinda Rodrigues da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Lídia Brito Sardinha Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.21225

Palavras-chave:

Acolhimento. Paciente oncológico. Cuidados paliativos. Assistente social. Direitos sociais.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a prática do acolhimento como instrumento de acesso aos direitos sociais. O objetivo foi o de analisar a influência do acolhimento realizado pelo assistente social no que concerne ao acesso a direitos sociais a pacientes em cuidados paliativos oncológicos. A pesquisa foi realizada na Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos do Hospital Ophir Loyola (Belém-PA), sendo pautada pelo método qualitativo, subsidiada pelas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 participantes (pacientes ou seus responsáveis). Os resultados mostraram a influência do acolhimento enquanto ferramenta de ação assistencial e diretriz operacional da Política Nacional de Humanização (PNH) ao acesso a direitos sociais, assim como as principais consequências, econômicas e sociais, que os pacientes encontram durante o processo de tratamento, tanto os que tiveram acesso a direitos sociais quanto os que não tiveram acesso a eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaize de Sousa Medeiros, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Ciências Sociais Aplicadas (UFPA)

Faculdade de Serviço Social (UFPA)

Graduação em Serviço Social (UFPA)

Especialização em Oncologia Cuidados Paliativos - Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Atuação como Assistente Social Residente

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFPA) 

Olinda Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Atualmente é Professora de graduação e pós-graduação (especialização e mestrado) da Faculdade de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA da Universidade Federal do Pará

 

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1993), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico (UFPA/1997), Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2006) e Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2010). Atualmente coordena o Programa de extensão Universidade Popular em Direitos Humanos - PUPDH e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Planejamento e Democratização de Políticas Públicas na Amazônia - GESPLAM, desenvolvendo o projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq. “Conselhos de Políticas Urbanas e Movimentos Sociais: a ação dos sujeitos da participação e do controle social nas políticas urbanas na Região Metropolitana de Belém-RMB”, pesquisadora do Grupo de Análise de Políticas Públicas e Políticas Sociais na Amazônia - GAPSA. Tem experiência de atuação nas temáticas voltadas ao debate sobre: Estado e governo; políticas públicas e sociais; participação e movimentos sociais; controle social e conselhos de políticas públicas. 

Ana Lídia Brito Sardinha, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social no Hospital Ophir Loyola (HOL)

Preceptora e Tutora na Residência Multiprofissional em Saúde no Hospital Ophir Loyola (HOL) e Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Especialização em Psicooncologia e Administração e Planejamento em Projeto Social 

Referências

CHUPEL, C.P. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Acolhimento e Serviço Social: um estudo em hospitais estaduais da Grande Florianópolis. Florianópolis, SC, 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado) - UFSC, Centro Socioeconômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

FIGUEIREDO, M. da G. M. C. de A. Cuidados paliativos. In: Vários autores (org.). Temas em Oncologia. São Paulo: Summus, 2008, p. 382 - 413.

FRANCO, T. B.; BUENO, W. S. & MERHY, E. E. O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(2): 345-353, abr-jun, 1999.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 79 - 108.

GUIMARÃES, R. M. Filosofia dos cuidados paliativos. In: SALTZ, E.; JUVER, Jeane (org.). Cuidados paliativos em oncologia. – Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2008.

IAMAMOTO, M. V. A questão social no capitalismo. In: Temporalis. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social/ ABEPSS. Grafline. Ano II - nº 3, janeiro/junho. Brasília, 2001, p. 09 - 32.

Instituto Nacional de Câncer - INCA. Cartilha: Direitos Sociais do Paciente Oncológico. Rio de Janeiro, 2012.

Instituto Nacional de Câncer - INCA. O que é Câncer? Rio de Janeiro, 2014.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MINAYO. M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 09 - 29.

Organização Mundial de Saúde - OMS. Cuidados Paliativos, 2007.

Política Nacional de Atenção Oncológica (PNAO): Promoção, Prevenção, Diagnóstico, Tratamento, Reabilitação e Cuidados Paliativos. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 2.439, 2005.

Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS. 3ª edição. Brasília, 2006.

SANTOS. E.T. O acolhimento como um processo de intervenção do Serviço Social. 2006 - Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Serviço Social.

SANTOS, C. F. dos. A atuação do assistente social em cuidados paliativos. Coletânea de Textos sobre Cuidados Paliativos e Tanatologia, 2010.

SARMENTO. H. B. M. Instrumentos e técnicas em Serviço Social: elementos para uma rediscussão, 2005 - Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SIMÕES, C. Curso de Direito do Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Medeiros, T. de S., da Silva, O. R., & Sardinha, A. L. B. (2015). Acolhimento e Acesso aos Direitos Sociais: assistência a pacientes em cuidados paliativos oncológicos / Reception and Access to Social Rights: Assistance to patients on oncological palliative care. Textos & Contextos (Porto Alegre), 14(2), 403–415. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.21225

Edição

Seção

Saúde e família