Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation

Jonis Manhães Sales Felippe

Resumo


RESUMO – Considerando a relevância assumida pela Assistência Estudantil desde 2010 com a promulgação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), este artigo propõe uma reflexão sobre o impacto dos serviços e ações de Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos cursos dos estudantes do Instituto Federal Fluminense – IFF. Para tanto, além da revisão bibliográfica sobre o tema, a qual já sinaliza a ausência de estudos substanciais com tal enfoque, o presente trabalho demonstra como certos equívocos na implementação das ações podem produzir resultados negativos para a trajetória acadêmica dos estudantes, embora garantam a permanência escolar. Com os resultados obtidos neste estudo, interpretados à luz das produções recentes no campo dos estudos sobre Política Social e Educação, pretende-se oferecer subsídios para que sejam aprimorados serviços desenvolvidos pelas instituições de ensino superior do país que se fundamentam no PNAES.

Palavras-chave – Assistência Estudantil. Permanência escolar. Serviço Social na Educação.

ABSTRACT – Considering the importance assumed by the Student Welfare since 2010, with the enactment of the National Plan of Student Welfare (PNAES), this article proposes a reflection on the impact of the services and student welfare actions for the school attendance and the completion of the courses by the students of the Fluminense Federal Institute – IFF. Therefore, in addition to the review of the literature on this topic, which already shows the absence of substantial studies with this approach, this paper demonstrates how certain mistakes in the implementation of actions can produce negative results for the academic career of the students, although guaranteeing the school attendance. With the results obtained in this study, interpreted in the light of recent productions in the field of studies of Social Policies and Education, we intend to offer subsidies so that the services developed by higher education institutions in Brazil can be improved.

Keywords – Student Welfare. Permanence at the school. Social Services in Education.


Palavras-chave


Assistência Estudantil; Permanência escolar; Serviço Social na Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2015.1.20388


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