Serviço Social e Educação Popular: um recorte dos estudos produzidos no período de 1980-2010 no Brasil / Social Work and Popular Education: a cut of the studies produced in the 1980-2010 period in Brazil

Aline Maria Batista Machado, Ana Carla dos Santos, Elailla Andrius de Morais Soares

Resumo


A finalidade deste artigo é fazer um breve resgate histórico acerca da articulação entre a área da educação popular e a do Serviço Social no Brasil, bem como apresentar os resultados parciais de uma pesquisa que desde 2011 vem sendo realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, da UFPB. O objetivo da investigação é realizar um estudo acerca da produção teórica em nível nacional que articula o Serviço Social à temática da educação popular entre os anos de 1980 e 2010. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem de tipo quali-quantitativa, toma como procedimento de análise a técnica análise de conteúdo. De modo geral, os resultados estão revelando que a maioria das produções teóricas que articula Serviço Social ao tema da educação popular advém de mulheres, porém, tal produção tem se mostrado incipiente, visto que em três anos de investigação só encontramos 41 produções. Dentre os resultados obtidos observamos que há necessidade de assistentes sociais que atuam com a Educação Popular sistematizar e publicar mais suas experiências, posto que isso contribuiria com o debate da educação popular no Serviço Social. Por outro lado, tais resultados podem estar revelando que não há muitos profissionais de Serviço Social estudando essa temática ou atuando na área, devido, inclusive, ao próprio afastamento histórico de intelectuais do Serviço Social da área da educação popular devido à crítica ao ecletismo teórico entre os anos de 1970 e 1980, mas o fato é que a década atual tem resgatado o diálogo entre essas duas temáticas, a exemplo do CFESS em publicação recente acerca dos “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação”.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.19645


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS