Experiência de estágio obrigatório em serviço social: a efetivação da tríade e da pesquisa na formação profissional / Experience of obligatory internship on social service: the effectiveness of triad and research in professional education

Maíz Ramos Junqueira, Tatiana Reidel, Fernanda Lanzarini da Cunha

Resumo


A experiência de estágio obrigatório relatada no presente artigo foi desenvolvida através da articulação entre o Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Serviço Social do Fórum da Comarca de Guaíba/RS. O campo de estágio situa-se na área sociojurídica, tendo como especificidade a atuação profissional no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Em tempos em que é árdua a luta para que a educação não se limite a simples mercadoria, realizar reflexões sobre o estágio curricular obrigatório em Serviço Social e suas múltiplas implicações na formação do estagiário envolvido, supervisor acadêmico e supervisor de campo é reforçar a importância da garantia de uma formação de qualidade que ultrapasse os ditames do mercado e contribua para consolidar o projeto ético-político profissional.

Palavras-chave


Serviço Social; Formação profissional

Texto completo:

PDF/A

Referências


ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Política Nacional de Estágio da ABEPSS. 2010. Disponível em: . Acesso em: três de outubro de 2014.

ASSIS, Rivânia Lúcia Moura de; ROSADO, Iana Vasconcelos Moreira. A unidade teoria-prática e o papel da supervisão de estágio nessa construção. Revista Katálysis, v. 15, n. 2, p. 203-211. Florianópolis/SC, julho-dezembro, 2012.

BARRETO, Fabiana Costa Oliveira. Dez anos da Política Nacional de Penas e Medidas Alternativas. Brasília: Ministério da Justiça, 2010.

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. São Paulo: Cortez, 2005.

BRASIL. Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 (Lei do Estágio). Disponível em: . Acesso em: três de outubro de 2014.

CUNHA, Fernanda Lanzarini da. Projeto de Intervenção “Prestação de Serviços à Comunidade: construindo alternativas com as instituições conveniadas”. Estágio II em Serviço Social. Curso de Serviço Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.

DAHMER. Larissa. Mercantilização do Ensino Superior de Educação A Distância e Serviço Social. Revista Serviço Social & Sociedade, Brasília: ABEPSS, ano VIII, n. 15, 2008.

FARIA, José Eduardo. O Poder Judiciário nos Universos Jurídico e Social: esboço para uma discussão de política judicial comparada. Revista Serviço Social & Sociedade, n. 67, p 7-17, 2001 (Temas Sociojurídicos).

FERNANDES, Rosa Maria Castilhos. Educação Permanente: um desafio para o Serviço Social. Revista Texto & Contexto, Porto Alegre: PUC/RS, v. 6, 2007.

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JUNQUEIRA, Maíz Ramos. Prestação de Serviços à Comunidade: impacto e (in)visibilidade no cumprimento da pena/medida alternativa. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

JUNQUEIRA, Maíz Ramos; CUNHA, Fernanda Lanzarini da. Prestadores de Serviços na Comarca de Guaíba/RS: dimensão investigativa do estágio curricular de Serviço Social. XIII ENPESS (Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social) – Serviço social, acumulação capitalista e lutas sociais: o desenvolvimento em questão. Juíz de Fora/MG, Nov. 2012.

LEWGOY, Alzira Maria Baptista, FORESTI, Andréa Jaeger, MARQUES, Myriam Fonte. Experiência e Conhecimento: o trabalho da tríade no estágio supervisionado em Serviço Social. ABEPSS – Anais do Seminário Latino-Americano de Serviço Social (p. 314-321), 2003.

LEWGOY, Alzira Maria Baptista; MACIEL, Ana Lúcia Suárez. Reflexões acerca do Ensino a distância na Formação em serviço Social. In: Estado e Educação Superior – Questões e Impactos no Serviço Social. Revista Temporalis, Brasília: DF, n. 15, ano VIII, 2008.

LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de Estágio em Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2009.

LIMA, Katia. Contrarreforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.

MACIEL, Ana Lúcia Suárez. Universidade em crise: uma travessia necessária para a formação em serviço social. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Porto Alegre, 2006.

REIDEL, Tatiana. A indissociabilidade entre o Projeto Ético-Político e a formação profissional: uma materialização em xeque. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Porto Alegre, 2010.

SANTOS, Cláudia Mônica dos. Na Prática a Teoria é Outra?: mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no serviço social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

STUMPF, Maria Inez Osório. Penas alternativas: rotina de procedimentos como explicitação do trabalho do Serviço Social. Revista Serviço Social & Sociedade. n. 72. p 145-159. São Paulo: Cortez, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em:

servico-social/curso-1/projeto-pedagogico->. Acesso em: 30 de setembro de 2014.

_______. Política de Estágio Supervisionado para o Curso de Serviço Social. Porto Alegre: UFRGS, 2011. Disponível em: . Acesso em 30 de setembro de 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.18946


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS