A Alienação, a crise e os Manuscritos econômico-filosóficos: retomada do debate na formação intelectual / The alienartion, crisis and Economic and philosophical manuscripts: resumption of the discussion on intellectual formation

Rosangela Nair de Carvalho Barbosa

Resumo


O texto discute a relevância da retomada dos estudos sobre os Manuscritos econômico-filosóficos de Marx para a formação intelectual no sentido de aprofundar a compreensão dos desdobramentos da centralidade das relações de troca na sociedade capitalista em crise estrutural. A metodologia da investigação teórica empreendida envolveu análise do referido texto e de outros escritos do pensador, além de revisão bibliográfica sobre estudos interpretativos do tema. Os resultados da pesquisa sustentam que a alienação provocada pela propriedade privada, pela divisão do trabalho e pelo intercâmbio mercantil estão consubstanciados nos argumentos centrais sobre o processo social desdobrado na desumanização do capitalismo em excesso que vivenciamos neste tempo de crise estrutural. O aprofundamento intelectual desse viés analítico poderá ampliar a percepção a respeito da natureza da crise, a potencialidade das saídas elencadas na agenda política e o barbarismo da realidade viva do cotidiano de trabalho.

Palavras-chave


Alienação; Crise do Capital; Marxismo

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.18426


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS