Crise Estrutural do Capital, Maquinofatura e Precarização do Trabalho - a questão social no século XXI - Structural crisis of the capital, machinefacture, and the degradation of work – the social issue in th

Giovanni Antonio Pinto Alves

Resumo


O objetivo do texto é expor as novas determinações da precarização do trabalho nas condições históricas do século XXI. Deste modo, tendo em vista as determinações da crise estrutural de valorização do valor e a vigência da maquinofatura como nova forma de produção do capital, a precarização do trabalho põe-se não apenas como precarização salarial, mas precarização existencial, alterando os registros históricos da questão social no século XXI. Explicaremos, de modo sucinto, o significado dos conceitos de capitalismo global, maquinofatura, crise estrutural de valorização do valor, precarização existencial, modo de vida just-in-time e trabalho ideológico.


Palavras-chave


Trabalho, capitalismo, questão social, precarização do trabalho.

Texto completo:

PDF



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS