Incubação de empreendimentos de economia solidária em Santa Maria no Rio Grande do Sul - Incubation of projects of social economy in Santa Maria in Rio Grande do Sul

Caroline Goerck, Raquel Aparecida Celso, Bruna Surdi Alves

Resumo


Este artigo tem o objetivo de relatar o processo de incubação de dois empreendimentos de geração de trabalho e renda em Santa Maria/RS, através de um projeto de extensão comunitária que vem sendo apoiado pelo PROEXT/MEC. Com os processos de acentuação das desigualdades sociais, diante da reestruturação produtiva do capitalismo no final do século XX, surgiram formas alternativas e emergenciais de enfrentamento ao desemprego e à exclusão social. Estas iniciativas emergenciais foram impulsionadas por organizações populares com o objetivo de gerar trabalho e renda, tendo-se a Economia Solidária como uma destas alternativas. O fomento de empreendimentos através da incubação por parte das universidades, de forma pró-ativa, se faz um importante trabalho de inclusão social e de exercício profissional. Através deste projeto de extensão comunitária teve início a Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria.


Palavras-chave


Palavras-chave: Incubação; Trabalho; Geração de Renda. Keywords: Incubation; Labor, Income Generation.

Texto completo:

PDF



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS