Planejamento estratégico e priorização de projetos em uma instituição pública de saúde: o caso da Fiocruz-PR - Strategic planning and prioritization projects in an institution of public health: the case of Fiocruz-PR

Christian Luiz da Silva, Nadia Solange Schmidt Bassi

Resumo


A pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil é desenvolvida essencialmente por instituições públicas como a Fundação Oswaldo Cruz, referência internacional em sua área de atuação. Esta pesquisa objetivou analisar a percepção dos agentes envolvidos com o planejamento estratégico da Fiocruz-PR sobre o alinhamento entre a estratégia e os critérios de priorização de projetos de pesquisa na instituição. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas não estruturadas e aplicação de questionários semiestruturados com agentes envolvidos diretamente nos processos de planejamento estratégico e de priorização de projetos da instituição. A pesquisa foi desenvolvida em três fases: exploratória, descritiva e analítica. A partir das análises constatou-se a Fiocruz-PR possui processos de planejamento estratégico e de priorização de projetos bem-estruturados, com equipes qualificadas e com etapas bem-definidas, porém, o alinhamento entre as estratégias traçadas e os projetos priorizados é fundamentado nos interesses e demandas de um único ator, ou seja, o Governo Federal. Há carência de inclusão de processos que incluam os interesses da sociedade no processo de planejamento e priorização da pesquisa, fortalecendo a função do contrato político entre a instituição e a sociedade.

Palavras-chave


Gestão Pública; Planejamento Estratégico; Priorização de Projetos; Fiocruz.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1677-9509


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.