Desemprego crônico e superpopulação relativa: apontamentos a partir da crítica da economia política - Chronic unemployment and relative surplus population: notes based on the critique of political economy

Adilson Aquino Silveira Júnior, Clara Martins do Nascimento

Resumo


O artigo aborda a problemática contemporânea do desemprego crônico a partir da crítica da economia política de Karl Marx. Busca apreender os nexos históricos e categoriais entre o desemprego crônico e os movimentos de recomposição da superpopulação relativa no capitalismo. A análise foi realizada através de um estudo bibliográfico dos principais textos onde Marx apresenta o processo de gênese e desenvolvimento da sociedade capitalista. Recorreu também a analistas atuais que aprofundam a investigação sobre a reprodução dessa sociabilidade no contexto de sua crise estrutural. A recomposição da superpopulação relativa é vinculada às formas pelas quais o capital busca retomar a acumulação, aprofundando suas contradições estruturais no evolver da crise.

Palavras-chave


Desemprego crônico. Superpopulação relativa. Acumulação capitalista. Crise estrutural do capital.

Texto completo:

PDF



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS