A questão socioambiental e a atuação do assistente social - The environmental issues and the practice of social worker

Autores

  • Letícia Soares Nunes Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Questão socioambiental, Capitalismo, América Latina, Atuação profissional do Serviço Social.

Resumo

O presente artigo objetiva contribuir com reflexões acerca das possibilidades de atuação do assistente social no âmbito das questões socioambientais. Para alcançar tal proposta, inicialmente, a luz da teoria marxista, apresenta-se a discussão de que o atual sistema de produção intensifica a desigualdade social e a espoliação econômica, corporificadas em pobreza, degradação ambiental, entre outras manifestações aparentemente contraditórias, que sob um sistema de dependência, dominação e superexploração do trabalho, afetam sobremaneira os países latino-americanos. Na sequência, apreendendo que suas diversas refrações vêm se constituindo em um novo desafio à categoria profissional, elencam-se algumas ações do assistente social frente às demandas trazidas pela questão socioambiental e encerra-se afirmando a necessidade desta categoria qualificar sua inserção no debate em torno desta temática emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Soares Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação Mestrado em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012. Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Serviço Social da UFSC e Assistente Social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) da região Continental do município de Florianópolis/SC, mas especificamente no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que corresponde a serviços de Proteção Social Especial de média complexidade.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Nunes, L. S. (2013). A questão socioambiental e a atuação do assistente social - The environmental issues and the practice of social worker. Textos & Contextos (Porto Alegre), 12(1), 196–212. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/13337

Edição

Seção

Serviço Social, Ensino e Trabalho Profissional